sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Capital do Samba

Meus fins de semana em Brasília são regados a samba.


Grupo Bom Partido no Bar Brahma Brasília

Na minha República de Santa Maria, também eram, mas não se compara a minha nova cidade. Lá no Sul, eu saía de casa até com menos de 5ºC, em pleno agosto, para curtir as noites de sexta-feira no antigo Bar São Francisco, ao som dos amigos do Quarteto do Samba. Tinha carnaval de rua, ensaio da bateria da minha Unidos do Itaimbé aos sábados. Mas o nosso núcleo era muito restrito: sempre as mesmas pessoas, todas amantes do samba.

Em Brasília, os pandeiros, repiques, tantãs e violões tocam quase a semana inteira. Rodas de samba estão confirmadas na capital do país de terça-feira a domingo. Roda do Chopp, Choperia Maracanã, Bar Brahma, Bar do Calaf, Tartaruga e vários outros lugares ficam sempre lotados, muitas vezes com fila de espera.

A influência do grande número de cariocas na cidade é um motivo claro para o sucesso do samba por aqui. Sem contar aqueles que, como eu, vieram de outras partes do país e já acharam os redutos do ritmo. O número de artistas locais é imenso. Cantores, compositores, instrumentistas e grupos de samba revelam-se em todo o Distrito Federal, arrebanhando um público cada vez mais fiel.

Demonstrando o conhecimento no Brahma

E quem quer aproveitar da melhor forma possível, monta seus próprios "combos de samba". Procuram a melhor feijoada para curtir com voz, cavaquinho e percussão ao vivo; e aprendem a dançar o samba, seja no pé ou de gafieira. As academias de dança estão lotadas, sem contar os que já nasceram com o dom nos pés.

As escolas de samba desfilam no Ceilambódromo, que ainda não conheci. Fui a um show do Arlindo Cruz na Aruc, a escola mais famosa do carnaval de Brasília, e gostei do que vi. A área da quadra é imensa, de dar inveja até às do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

Não há dúvida de que tudo o que eu contei aqui só me faz gostar mais de Brasília. Sinto-me cada vez mais em casa nesta terra. É claro que não poderia deixar passar em branco o meu primeiro 2 de Dezembro no Cerrado.

Um feliz Dia Nacional do Samba a todos!

Nenhum comentário: