segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Você é do Sul?

Cheguei na Capital Federal em 25 de dezembro de 2010. Coisa de herdeiro da pampa pobre! As passagens no feriado custavam metade do preço do que nos dias 24, 26, 27, etc... O voo atrasou, foi uma várzea total, enfim, mas essa não é a tônica deste post.

A cada dia, eu aprendo como é ser gaúcho em Brasília. Vamos ver?

Gaúchos na TV
Já descobri vários conterrâneos jornalistas por aqui que trabalham em TV. Em todos os setores: reportagem, produção, edição. Mas logo na minha primeira manhã em Brasília, quando acordei no dia 26 e liguei a TV do quarto da pousada, vi a versão candanga do Nico Fagundes, um programa gaudério na TV Brasília (afiliada RedeTV!). O apresentador é um tio bonachão, comunicativo, usando um sotaque já desbotado por décadas vividas no Cerrado. Ele tentava fazer uma espécie de mini-Galpão Crioulo, sem plateia, mas com um violeiro e um gaiteiro de prontidão para cantar os nossos clássicos cancioneiros. Achei bem legal, embora nunca mais tenha assistido.

Guasca na padaria
Tomar um café na padoca foi um suplício. Cheguei para a tia da chapa e tasquei:
- Tia, me vê um café bem forte e uma torrada, por favor.
- "Como?"
- Café e torrada, tia.
- "Ô meu filho, a gente não tem torradeira aqui."
- Pode ser na chapa mesmo, naquela ali ó (apontando o dedo para a chapa)!
- "Ah, ali eu só faço misto-quente."
- Hmmm, é feito com o quê?
- "Pão, presunto e queijo. Pode ser com ovo ou sem."
- Ah tá, pode ser esse mesmo. Por favor, faz com cacetinho, tá?
- "Como?"

Gaurio no shopping
Vestindo camiseta do Inter, mateira completa no ombro, sorvendo um mate quente e amargo. Sigo pelo corredor, olhando uma vitrine e outra. Alguém para e me pergunta:
- "Opa, tá de boa? Você é do Sul?"
Pensei em responder:
- Não, sou da Dinamarca. Não tá vendo minhas feições nórdicas? Essa camisa aqui é do "OB Odense" e isso aqui na minha mão, o carioca que me vendeu ali fora jurou que é uma caipirinha.
Respondi:
- Sim, moro há pouco aqui.
- "Você deve estar acostumado a fazer churrasco..."
- É, eu me arrisco às vezes.
- "Eu também gosto de fazer churrasco. Sempre que posso asso uma carne para a mulher e as crianças."
- Ah, é? E que tipo de espeto tu usas?
- "Espeto? (...) Que espeto?"
(Em Brasília, bife na chapa é considerado churrasco)

Gaúcho no bar
Doze TVs LED 46 polegadas ligadas e bar lotado para mais uma rodada. Duas telas passam o jogo do Inter. Depois que eu vibrei muito com o gol do Damião, um torcedor do Vasco me diz:
- "Ô gaúcho. Você é do Sul mesmo?"
- Claro, tchê! De Santa Maria.
- "Já ouvi falar. (...) Como é Porto Alegre, hein?"
- É uma cidade bem legal, agitada, com boa vida cultural e tem uma baita rivalidade no futebol. Mas eu sou de Santa Maria, no interior... Uuuuuhhhhhhhh! (quase gol do D'Alessandro)
- "Tá bem o seu time, hein, gaúcho? Acho que vai ganhar de boa hoje."
- Vai sim. Tá completinho, com todos titulares.
- "Em Porto Alegre faz muito frio essa época?"
- Acho que nem tá tão frio, deve estar uns 12 graus pela previsão. Mas eu conheço mesmo é Santa Maria, coração do Estado, cidade universitária, tem 18 quartéis.
- "12 graus? Oooxi, é muito fria essa sua Porto Alegre, tchê, bah! (...) Ôôôô, vamo meu Vaxxxcão... Vamo meu Vaxxxcão..."
(...)
- Cara, na boa, não se fala "bah" depois de "tchê", tá? Fica a dica!

Nenhum comentário: