sexta-feira, 11 de maio de 2012

A partir de agora, também Editor


Fui escolhido pelo chefe de edição da Rádio Senado, Rogério Dy La Fuente, para integrar o quadro de editores da emissora. Desde o início desta semana, acumulo as funções de locutor, que exerço há mais de um ano, com a edição do radiojornal Senado Notícias - 2ª Edição, no ar de segunda a sexta-feira às 22h, e do toque informativo Senado em Dois Minutos, de segunda a sexta-feira às 21h, com reprise a 1h e 5h.


Já sentia falta de editar programas de rádio, uma das atividades com que mais me identifico no radiojornalismo. Acompanhar a cobertura dos fatos do dia pela equipe de reportagem e elencar todo o material por ordem de importância é um trabalho gratificante. O editor é quase um engenheiro do jornalismo. Ele, literalmente, planeja e executa o noticiário, com o objetivo de levar as informações ao ouvinte, de forma com que não restem dúvidas sobre o conteúdo. E, além da forma simples, objetiva e direta, o conteúdo tem que ser o melhor e mais relevante do dia.


Eu venho da escola gaúcha de rádio, onde os principais noticiários ainda são as sínteses noticiosas, com o principal fato ao final da edição, e os programas mais extensos têm forte caráter opinativo do âncora e/ou comentaristas. Aqui a situação é diferente: os jornais de rádio substituem os compactos com reportagens mais aprofundadas e o apresentador dá o ritmo do programa com a sua locução.


Está sendo o meu reencontro com o texto jornalístico para rádio que aprendi com os meus professores de Santa Maria, tanto os da academia quanto os do mercado de trabalho. Agora, divido meu tempo entre a vitrine (vidraça, na verdade) da locução, com os bastidores da edição. Não sei qual é o melhor. Logo, o melhor é ficar com os dois.


Para quem não conhece, este é o site da Rádio Senado.

Nenhum comentário: