sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Não nos deixeis cair em prestação!

Gostaria de ter tido aulas de Educação Financeira no colégio. Recente pesquisa da Proteste Associação de Consumidores mostrou que as famílias brasileiras comprometem 42% da renda com dívidas e, a maioria delas, está nesta situação porque não sabe como lidar com o dinheiro. As pessoas que têm pouca renda, cerca de um salário mínimo, fazem contorcionismo para sobreviver, é verdade. Mas os demais são vítimas da própria falta de planejamento. 

Notícia do G1 - Famílias comprometem 42% da renda em média com dívidas, diz pesquisa

Notícia do Portal IG - Brasileiros têm entre 11% e 50% da renda comprometida

Está na mente das pessoas que o caminho da dívida, do financiamento, das "suaves prestações", é o único para realizar seus sonhos de consumo. Até o ano passado, eu era um destes. Sonhava com o dia em que financiaria por 500 anos um apartamento para chamar de meu e fugir do aluguel. Até que, numa passada rápida pelo Boulevard Shopping, vi um livro na vitrine da Saraiva que me chamou a atenção. Estava escrito na capa: Investimentos À Prova de Crise.

O preço do livro era convidativo, comprei e comecei a ler naquela dia. Com a didática impressionante do autor, Marcos Silvestre, aprendi que há outros caminhos financeiros bem menos dolorosos do que pagar juros eternamente para os banqueiros milionários do nosso país. A principal mudança de pensamento é que "investimento é o que te dá juros, o que te cobra juros se chama dívida".
Os livros não trazem fórmulas mágicas, mas ensinamentos úteis para educar o bolso. Foto: Blog da Virada Link de Origem

Não tive dúvidas e comprei o outro livro do mesmo autor: 12 Meses Para Enriquecer - O Plano da Virada. Agora, você deve estar pensando: "Xi, deu Síndrome de Tio Patinhas no Tiagão... Virou um avarento!" Nada disso, amigo-leitor. Enriquecer, para mim, não é ter muito dinheiro (muito menos, ficar milionário). É, apenas, viver com liberdade, boa qualidade, ter controle sobre o próprio dinheiro e não deixar que ele te controle. Saiba que apenas não empobrecendo, nem devendo à toa, você já está enriquecendo. Afinal de contas, quando valorizamos o nosso ganho honesto, estamos valorizando o nosso próprio trabalho. Nada mais justo, não é mesmo?

Boa parte dos amigos que visitam este blog são de classe média (ou estão a caminho), tiveram oportunidade de estudar e tem vários sonhos a realizar, estou certo? Como acertar na Mega está difícil, só ralando bastante para chegar lá. Não tivemos Educação Financeira no colégio para nos ajudar nessa caminhada, então, cabe a nós mesmos correr atrás do tempo perdido. Não é tarde para aprender. Se achar um desses livros que citei aqui na Saraiva, Leitura, Cultura, Livraria da Mente e outras, dá uma lida porque vale o investimento. 

Se não encontrar, dá para ouvir as dicas, em pílulas, no site do autor: Blog da Virada. 

Não conheço pessoalmente o professor Marcos Silvestre. Porém, quem me conhece sabe que não tenho medo de indicar e elogiar quem eu admiro pelo trabalho. Da mesma forma, não piso no freio antes de criticar os enganadores de plantão. Então, aproveitem a dica, amigos.

Nenhum comentário: